Pedidos de Oração

Entrevista do Pr Edemilson Melo para o jornal, Boas novas

Publicado em 07/04/2014 - 21:41

 Quem é o pastor Edemilson ?

Pr. Edemilson Rodrigues Melo é Brasileiro, casado com a Pra.Cleonice de Souza Duarte Melo(21/07/74); nasceu em Linhares - ES em 11 de Dezembro de 1968, pai de Mariana de Souza Duarte Melo,nascida em 08 de Dezembro de 2004) e Kevin de Souza Duarte Melo (nascido em 14 de Fevereiro de 2006),ambos nascido em Teixeira de Freitas BA. Filho de
Florisvaldo Rodrigues Melo e Tereza Pissinate. Veio para Teixeira de Freitas BA em 1974 com sua família onde estudou o Primário na Escola Engenheiro Eduardo Pires, o 1º e 2º Grau no CEPROG (Centro Educacional Professor Rômulo Galvão até 1988. Ficou um período trabalhando em empresas na cidade no ramo de auto-peças e outras. Em 1999 retornou
aos estudos, no Seminário Teológico Batista do Nordeste extensão Teixeira de Freitas BA, concluindo o curso em 2003, convalidando seu diploma pela Faculdade de Teologia Hokemah; fez o curso Normal Superior na UNOPAR, Pólo Teixeira de Freitas BA, concluindo em 2008, Pós Graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade
do Sul da Bahia(FASB),cursando Psicanálise pela AEP(Associação Evangélica de Psicanalistas) EPP (Escola Psicanalítica Paulina) Foi Presidente da ABESBA em 2004 e 2005,e é o presidente em exercício em 2013 da Associação Batista do Extremo Sul Baiano. Atualmente é Ministro Geral do Ministério de Evangelismo e Missões da Igreja Batista Central desde 2002 e eleito 2º vice Moderador da Igreja Batista Central, em Abril de 2013,em 2010 foi convidado a lecionar Filosofia da Religião no Seminário Teológico Batista do Nordeste, e assim, tem coordenado alguns projetos de Capelania Prisional(presídio
de Tx de Freitas), Capelania Hospitalar(Hospital Santa Rita, Regional e Lar dos idosos), ,participa como membro da diretoria do Conselho Municipal Antidrogas de Teixeira de Freitas.Ba.


O Pr. atualmente é responsável pelo ministério de missões da IBC (Igreja Batista Central) de Teixeira de Freitas, quais atividades estão sendo desenvolvidas através do seu ministério?


• Projeto de plantação de igrejas em bairros da cidade e região, plantando uma igreja a cada ano, essas igrejas já nascem com autonomia administrativa, atualmente entre filhas, netas e bisnetas já totalizamos 28 igrejas na região.

• projeto de capelania prisional,projeto Topando empreender costurando a cidadania. 


• objetivos: levar ajuda espiritual, emocional, sócio-econômico, cultural,moral e psíquico através de cursos profissionazantes, com fábrica de bolsas, trapos e tapetes.


• público alvo: Detentos do presídio de Teixeira de Freitas homens e mulheres.


• capacidade de atendimento:80 pessoas por mês.

• recursos humanos envolvidos: 10 pessoas (dentre elas: pedagogos, terapeutas, pastores, professores,psicopedagogos).


• abrangência territorial: a cidade de Teixeira de Freitas.Ba.


• Projeto de capelania hospitalar: objetivos- visitar as recepções dos hospitais da cidade e distribuir café,chá e biscoito, livretos e folhetos com mensagens bíblicas às pessoas que se encontram no local e confortar os familiares.


• Publico alvo- pessoas que vem de outras localidades, e que saem de casa sem se alimentar e não tem condições para tal.


• Capacidade de atendimento: o projeto funciona nas terças e quintas-feiras no hospital regional e santa Rita com 300 pessoas
atendidas por semana.

• Recursos humanos: 12 pessoas atuam em horários matutinos e vespertinos, todas voluntárias, dentre elas (professores, donas de casa, empresários,etc)


• Abrangência territorial: a cidade de Teixeira de Freitas. Ba.

• Projeto circuito Áquila- objetivo: apresentar o plano da salvação em cores, usando tendas coloridas, o projeto é desenvolvido em escolas, faculdades e condomínios fechados e distribui gratuitamente revista "o livro da família e melhor amigo"

• Seminários- realização de seminários, cursos e treinamentos com o objetivo de capacitar o povo de deus.

De onde e quando surgiu esse interesse pelo trabalho missionário e social?  
Eu louvo a Deus pela vida dos meus pais, que desde a minha infância me envolveram na Obra do Senhor, participava de cantatas infantis, EBF(Escola Bíblica de Férias), Embaixador do Rei, GAM(Grupo de Ação Missionária), desde então senti prazer em trabalhar para o Senhor Jesus.


Sempre gostei de trabalhar com pessoas, focar o ser humano independente do que é ou fez;gosto muito de uma frase que diz: “todo ser humano vale mais do que o seu erro”, acredito no social como ferramenta para ajudar no espiritual através da evangelização. 

Quais são os grandes desafios ou obstáculos em seu ministério?


Deus colocou em minha vida pessoas maravilhosas, minha esposa e meus filhos que me ajudam muito neste ministério. Creio que um grande desafio hoje em dia é ter uma equipe unida, comprometida com Reino de Deus, tenho alegria em dizer que Deus colocou pessoas maravilhosas em meu Ministério. Um sábio filósofo afirmou: “ Um homem com uma alavanca e um ponto de apoio, ele move o mundo”. Por isso sempre acreditei nas parcerias, atualmente somos parceiros da AMME  EVANGELIZAR,SBB,RTM,INTERLINK,JMN,JMM,INSTITUO IKTUS.

Precisamos trabalhar em equipe.


Sempre teremos obstáculos e empecilhos, mas, acredito que são necessários para que possamos crescer, acredito que a falta de prioridade com o Reino de Deus é o grande obstáculo que o líder enfrenta em seu ministério nos dias atuais.


? Além de responsável pelo ministério de missões da IBC, o pastor também é presidente da ABESBA (Associação Batista do Extremo Sul Baiano).

Desde a sua posse no final de 2012, quais foram às ações já foram tomadas?


? A associação teve grandes avanços nos últimos anos, com a posse do secretário executivo, com grandes avanços na responsabilidade social com certificado de utilidade publica municipal, estadual, cadastrada no SMAS,CONDECA, SUA NOTA È UM SHOW DE SOLIDARIDADE, participa do Conselho municipal antidrogas. 

Com 38 igrejas associadas, os batistas do extremo sul tem prestado relevantes projetos ao povo baiano.


Quais são as ações o pastor tem o desejo de ainda desenvolver?


Tenho desejo de abrir um centro de capelania, um local para treinar capelães, envolvê-los nas mais diversas áreas de atuação, presídio, escolas,faculdades,hospitais, orfanatos, batalhão de policia, um espaço para o capelão expôr os seus projetos realizados. Outro desejo que tenho é que em cada bairro da nossa cidade tenha uma igreja que pregue a sã doutrina, que interaja com a comunidade e viva o evangelho.